Marcadores

domingo, 1 de setembro de 2013

Como escolher um filhote de cachorro?

Qual o  filhote de cachorro perfeito  para você? Um  cachorrinho pode ser uma ótima companhia para as pessoas. O melhor amigo do homem é fiel e companheiro. Cuidar de um  cãozinho pode ser uma experiência extremamente enriquecedora e agradável. Entretanto, para decidir se está ou não na hora de  comprar ou adotar um filhote de cachorro  alguns aspectos devem ser levados em conta.

VOCÊ QUER TER UM CACHORRO?

Antes de qualquer coisa, devemos lembrar que se trata de uma vida, de forma que você deve se perguntar se está preparado para toda a responsabilidade que vem junto com esse novo integrante da família.
Quando compramos ou adotamos um cachorro devemos ter em mente que, junto com ele, estamos trazendo para perto mais um monte de outras coisas. Algumas muito boas e gratificantes, mas outras nem tanto, com as quais se tem que lidar e não tem jeito.
Ao se ter um cachorro é provável que algumas coisas vão mudar na sua casa e na sua vida. Além de ser um considerável investimento financeiro, ter um cachorrinho também significa encarar uma pequena mudança no cheiro da sua casa; significa que aquelas viagens programadas de última hora vão ficar mais difíceis de acontecer; significa que algumas vezes você vai ter que trocar uma soneca no sofá por um passeio com seu cachorrinho; dentre outras.
Ao mesmo tempo, trazer um cachorro para dentro de casa é trazer uma outra vida para perto; um novo ser para amar e ser amado por um novo ser. É criar um companheiro constante e um fiel amigo: alguém que com certeza estará ao seu lado nas horas difíceis e nas sextas-feiras à noite que você só quer relaxar; alguém que te escutará e viverá com suas manias, e não vai reclamar de você nunca.

ESCOLHENDO UM FILHOTE DE CÃO

Quando você vai  escolher um filhote de cão , tenha em mente que cada cão tem uma personalidade diferente. Alguns são mais tímidos, outros mais possessivos, outros carinhosos, e assim por diante. Então é importante você reparar os sinais que um filhote de cachorro te dá cão te dá antes de você levá-lo. Logicamente, nem sempre é fácil perceber esses sinais, mas tente reparar.
Nesse sentido, não escolha de sopetão aquele cachorrinho que rapidamente vai a sua direção. Muito provavelmente, esse é o filhote que tende a ser o mais dominante entre os irmãozinhos quando vierem a crescer. Enquanto isso, aquele que fica escondidinho pelos cantos tende a ser o mais submisso e também pode não ser tão legal se o que você está buscando é um cão de companhia. Ambos os comportamentosdevem servir como um indicativo de como será o  comportamento do cachorro  no futuro.

COISAS IMPORTANTES PARA REPARAR...

É muito importante que o filhote, em suas primeiras semanas de vida, esteja perto da mãe para estar bem alimentado. Além disso, é importante que ele esteja em um ambiente limpo e calmo. Se ele ficar longe da mãe e de seus irmãozinhos nessas primeiras semanas é possível que ele perca parte de um estágio importante da aprendizagem emocional e comportamental do cachorro.
Aponta-se que a idade mínima que um filhote deve ter para ser adquirido é a partir de 7 semanas. Mesmo assim, ainda que ele já possa ficar longe da mãe a partir da sétima semana, não é aconselhável que o filhotinho tenha contato com muita gente e barulho até completar 14 semanas de vida. A partir dela, não há problema haver interação social, desde que tudo seja feita gradualmente. Saiba que as primeiras 16 semanas do filhote são críticas para seu desenvolvimento social e comportamental.
Quando você for  procurar um filhote  é importante fazer pequenos exames, com o fim de detectar anomalias aparentes. Verifique:
  •  Pelagem do filhote:  deve estar uniforme e sem pulgas.
  •  Olhos do cãozinho:  observe quaisquer alterações relevantes nos olhos, os quais devem estar sem excesso de secreções.
  •  Vacinação do cachorrinho : não se esqueça de verificar as vacinas que o filhotinho já recebeu.
Ainda assim, é necessário que, ao comprar ou adotar o  filhote você leve-o ao veterinário para realizar um  check-up geral e ver se sua saúde do cachorro está bem.

CACHORRO DE RAÇA OU VIRA-LATA?

Uma vez decidido que você realmente quer ter um  filhote de cachorro , você terá que escolher se prefere um  cachorro de raça ou vira-lata .
Ao se ter um cachorro de raça, você pode acessar mais facilmente os traços de personalidade e o histórico de saúde da família, os quais podem ter se propagado hereditariamente. Entretanto, um cachorro vira-lata tem menos probabilidade de ter temperamentos extremos, os quais são observáveis em algumas raças, além de geralmente serem menos frágeis. 
Caso você tenha escolhido ter um  cachorro de raça , agora você deve procurar qual é a raça que melhor se encaixa ao seu perfil e qual que atende às suas necessidades e exigências.
Tudo deve ser levado em conta para ajudar a decidir a raça de seu cãozinho, isto é, o temperamento, o tamanho, se gosta de crianças ou não, se precisa de muito espaço livre, pelagem,odor e outras  características específicas de cada raça
No entanto, ainda assim é importante que você sempre converse com seu veterinário. Ele vai te orientar as doenças mais comuns e os cuidados específicos que você deve ter para cada uma delas. É importante que você saiba das particularidades associadas a cada cachorro. Por exemplo, especial atenção deve ser tomada com relação aos quadris de cachorros de raças de grande porte, posto que eles são mais sujeitos a serem acometidos por uma doença chamada  displasia coxofemoral canina , ou, como é conhecido popularmente, o descadeiramento; algumas raças precisam de teste específicos na vista, como os labradores; etc.
Outro ponto crucial é decidir o  sexo do filhote , isto é, se ele será macho ou fêmea. A maioria das fêmeas tende a ser mais tranqüila que os machos. No entanto, não podemos esquecer que, caso não sejam castradas, todo ano elas ficam no cio, de maneira que, se você não quiser que sua casa fique suja, impeça-a de subir nos sofás. Além disso, caso você não deseje que ela tenha filhotinhos, elas devem ser separadas dos machos nesse período ou castradas. 
Já os machos, principalmente se não forem castrados, tendem a ser  cachorros mais agressivos  e territorialistas, ainda que as fêmeas também possam desenvolver esse tipo de comportamento. A  castração de cachorros  tem prós e contras, sendo uma decisão a ser, no mínimo, estudada. Não deixe de entender a  importância da castração de seu cachorro .
Resumindo a história, ter um filhote e um futuro cachorro adulto, pode ser extremamente prazeroso. Mas devemos saber se realmente queremos ter um cachorro nesse momento específico. Ter um filhote é criar um companheiro por aproximadamente 10 anos, o que não é pouco tempo. Se você achar que é a hora, boa sorte com seu futuro amigão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário